O consumo de farinha de trigo orgânica tem aumentado consideravelmente no Brasil. O alimento tem sido muito usado pela indústria alimentícia e também está presente na culinária brasileira para fazer pães, massas para tortas e pizzas, e biscoitos. Por isso, saiba quais são os seus benefícios e como armazenar sua farinha de trigo orgânica corretamente para conservar o alimento.

O que é a farinha de trigo orgânica

O trigo usado para extrair a farinha é cultivado sem adição de adubos químicos, agrotóxicos ou conservantes. Essa forma de cultivo traz benefícios muito importantes, não só para a saúde e bem-estar dos consumidores, mas também para o meio ambiente e preservação do solo para proteção das culturas.

O trigo produzido pela região Sudeste do Paraná, ganhou fama e conquistou até mesmo chefs renomados, padeiros e cozinheiros. Para obter a farinha orgânica, o trigo é moído em pequenos lotes e fica estocado por menos tempo, o que torna o ingrediente mais fresco, saudável e nutritivo.

Além da farinha de trigo orgânica branca, é possível optar pela farinha de trigo orgânica integral. Essa versão é rica em nutrientes e contém alto teor de fibras, já que não passa por nenhum processo de refinamento que pode comprometer a qualidade do produto.

Quais os benefícios da farinha de trigo orgânica

A farinha de trigo orgânica tem sido muito usada para a produção de pães por padarias que usam a fermentação natural para produzi-los. Neste processo, não é utilizado nenhum tipo de fermento biológico, artificial ou químico. O fermento é feito com os próprios microorganismos existentes na farinha.

Para isso, é necessário misturar a farinha de trigo orgânica com água e aguardar um período de 10 dias para que o fermento natural se forme. Essa massa pode ser usada, não só para fazer pães, mas também para produzir biscoitos, bolos, tortas ou massas de pizza.

Dessa forma, é possível obter muitos benefícios, pois além dos alimentos terem mais sabor e aroma mais agradável, faz bem à saúde, uma vez que o seu consumo facilita o processo digestivo, melhora a saúde intestinal e proporciona mais nutrientes ao organismo.

Além disso, a farinha de trigo integral é uma ótima opção para quem está em processo de emagrecimento, pois auxilia na manutenção da saciedade contribuindo para a perda de peso.

Outro benefício exclusivo das farinhas de trigo orgânicas da Gebana, é que em função de suas propriedades, elas permitem a fabricação de pães com alta hidratação e bem volumosos por meio do processo de fermentação natural mencionado anteriormente.

Como armazenar a farinha de trigo orgânica

É necessário ter um cuidado maior ao armazenar a farinha de trigo orgânica, pois dependendo da forma que for armazenada pode comprometer a sua qualidade e até prejudicar à saúde.

Então, após aberta, mantenha a embalagem sempre bem fechada para evitar umidade. A maioria dos produtos orgânicos vem em embalagem com saco ziplock, mas caso não venha, transfira a farinha para um recipiente com boa vedação. O produto pode ser mantido no armário, protegido da luz e do calor.

Mas, caso o ambiente for muito quente, pode manter a farinha na geladeira ou freezer e retirar somente a quantidade necessária que deseja usar. Porém, é preciso manter a embalagem totalmente vedada para preservar a qualidade do alimento.

Outra questão importante é sobre a validade do produto, pois a farinha de trigo orgânica não contém conservantes, então o prazo de validade é menor em relação às farinhas tradicionais. Por esse motivo, observe sempre a data de validade e jamais consuma após o período indicado na embalagem.

Como saber se a farinha de trigo é orgânica

No rótulo ou na embalagem do produto deve conter o selo SisOra (Sistema Brasileiro de Avaliação e Conformidade Orgânica). Esse selo garante que os alimentos orgânicos correspondem às normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e prova a autenticidade e qualidade orgânica desses alimentos.

Então, ao comprar o produto é só observar o selo e preparar diversos pratos saborosos, mais nutritivos e de qualidade para a sua família.

Consumir alimentos orgânicos, não só colabora para a saúde do consumidor, mas também na preservação do meio ambiente, aumento da biodiversidade e fertilidade do solo.

Então, é só comprar a farinha de trigo orgânica, armazena-la corretamente e aproveitar todos os seus benefícios.

(Visited 1.243 times, 1 visits today)