Sustentabilidade e consumo consciente são certamente palavras que tomaram força no século XXI, por um motivo importantíssimo: já é comprovado que o mundo está chegando ao seu limite no fornecimento de recursos naturais. Diante disso, é fundamental e urgente que as pessoas tomem consciência e encontrem formas de reduzir o lixo que é descartado no meio ambiente. 

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostram que os brasileiros geram 230.000 toneladas de lixo por dia, aproximadamente um quilo por cada habitante. Para ajudar na jornada em busca do consumo consciente separamos 5 maneiras que podem ser aplicadas no dia-a-dia para diminuir a produção de lixo.


UTILIZE PRODUTOS EM REFIL SEMPRE QUE POSSÍVEL

A aquisição de produtos a granel, como grãos e produtos de higiene como sabonete líquido ajuda a diminuir significativamente a quantidade de plástico e outros materiais. Além disso carregar talheres e copos reutilizáveis na bolsa também são passos importantes.

REUTILIZE ROUPAS E ACESSÓRIOS

Imagem retirada de freepik.com

Roupas e acessórios podem conter produtos naturais como algodão e passam por diversos tratamentos químicos que são nocivos ao meio ambiente. Ao invés de descartar roupas e acessórios, tente customizá-los ou doá-los. Além disso, você também pode ajudar na redução da produção de roupas comprando em brechós.

DÊ ATENÇÃO AO LIXO ORGÂNICO

Imagem retirada de arvoresertecnologico.tumblr.com

Os restos de comida podem ser utilizados na compostagem orgânica, confira os nossos posts sobre o que é uma composteira e qual a composteira ideal para você.

LEIA ONLINE

Uma excelente maneira de reduzir o lixo é ler revistas e jornais online, comprando somente aquilo que é essencial ser impresso. Além disso já existem dispositivos como o kindle para a leitura de livros.

EVITE DESCARTÁVEIS

Investindo em ecobags ou em carrinhos de compra para ir ao mercado, que além de serem maiores, duram muito mais do que sacolas plásticas, são mais fáceis de transportar e o impacto ambiental destas é muito menor.

(Visited 262 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *