(Imagem retirada do site http://planeta.macboot.com.br)

O Ministério do Meio ambiente está completando 27 anos hoje. Criado em 1992, têm como missão lidar com políticas públicas do meio ambiente, visando conservar e utilizar de forma sustentável o ecossistema, a biodiversidade e as florestas. Já possuiu outros nomes, como Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, no ano de 1993; Ministério do meio Ambiente dos Recursos Hídricos e da Amazônia legal em 1995; mudando para Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. Somente em 1999 assumiu o nome que tem até hoje.  

O MMA (Ministério do Meio Ambiente) apoia projetos relacionados ao desenvolvimento das tecnologias sustentáveis, bem como todos os sete biomas terrestres e o bioma marinho, além disso executa o combate ao desmatamento e o efeito estufa.

Ele é dividido em algumas áreas de atuação: 

  • política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos;
  • política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas e biodiversidade e florestas;
  •  proposição de estratégias, mecanismos e instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais;
  • políticas para a integração do meio ambiente e produção;
  • políticas e programas ambientais para a Amazônia Legal; 
  •  zoneamento ecológico-econômico.
(Imagem retirada do site Pixabay)

Existem diversos programas de governo feitos pelo MMA. O nomeado  Água Doce possibilita o acesso à água de boa qualidade para populações de baixa renda, principalmente do bioma semi-árido. Outro projeto é o de Educação Ambiental, o qual tem como objetivo ensinar princípios sustentáveis em diferentes contextos (social, ético, cultural..).

(Imagens retiradas do site Pixabay)

O Ministério do Meio Ambiente contribui para deixar o país cada vez melhor e lutar a favor da biodiversidade, por isso é necessário celebrar sua existência e desejar parabéns para um órgão público tão importante!

(Visited 242 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *