O QUE É?

Imagem retirada do youtube JFSPvideos

Lembra da composteira que falamos em outra matéria do nosso blog? Lá falamos um pouco sobre o que é a composteira, como funciona e benefícios usar ela. Esse texto é para quem decidiu fazer mas e agora? Por onde começamos?

Para ter uma composteira doméstica é importante ter uma área que não bata muito sol pois o ambiente das minhocas e bactérias deve ser úmido. E já que ela não tem cheiro ruim, é possível deixar dentro de casa caso queira! Afinal, como vamos ver, temos vários tamanhos e temos certeza que alguma deve caber em algum canto da sua casa ou apartamento. 

Imagem retirada do site Vitta Residencial

As composteiras domésticas disponíveis são: modelo convencional, modelo humi e o automático. E dentro das suas necessidades você pode escolher a que fica melhor para você!

MODELO CONVENCIONAL

O modelo vem com três caixas, funcionando do modo padrão, onde você tem duas caixas com resíduos e uma coletora de chorume. Mas caso sinta necessidade você pode adicionar mais caixas, é só ver quantas caixas empilhadas o modelo que você escolheu aguenta. Dentre todas é a mais flexível em questão de tamanho e quantidade de caixas.

Imagem retirada do Pinterest

Qual tamanho escolher?

A sugestão de tamanhos vai de quantas pessoas geram resíduos para ela. Mas também pode variar de acordo com o espaço que você tem disponível, só precisando ser trocada em um espaço de tempo maior ou menor. 

Se você for por quantidade de pessoas, é recomendável o kit:

  • P ou P4 : para uma pessoa
  • G ou G4: para três pessoas 
  • GG: para 4 pessoas ou mais

Sempre lembrando que você pode ter mais que uma em casa caso veja necessidade.

MODELO HUMI

O modo de funcionamento é igual ao convencional e é muito parecido com o modelo anterior. Mas ele vem com adaptações para facilitar a utilização: os pés altos para facilitar a coleta do chorume, encaixe que segura a tampa a composteira, furos nas laterais para melhor circulação de oxigênio, dependendo do modelo pode vir com rodinhas e outras adaptações interessantes.

Imagem retirada do site Bem Integral

Qual tamanho escolher?

Como a anterior: vai de quantas pessoas geram resíduos para ela. Mas o tamanho dela é por medido por digestoras, que seriam a quantidade de caixas de resíduos:

  • 2 digestoras: até 4 pessoas
  • 3 digestoras: de 5 à 6 pessoas
  • 4 digestoras: de 7 à 8 pessoas

MODELO AUTOMÁTICO

Dentre as ditas, essa é a mais diferenciada. A compostagem nela é feita unicamente por micro-organismos, sem a utilização de minhocas. E o mais incrível é o húmus que leva de 2 à 3 meses nas outras, pode ser feita em apenas um dia. Não requer a mesma manutenção que as anteriores e não traz problemas com insetos indesejados.

Imagem retirada do site Engenharia 360

Qual tamanho escolher?

Essa em especial vai depender da marca que você escolher, ela não costuma ter vários tamanhos ou poder adicionar mais caixas. Sendo melhores para um número menor de pessoas. Geralmente são mais compactas e discretas. 

(Visited 769 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *