O mundo sofre com as mudanças climáticas e, como consequência, a escassez de água pode afetar o planeta consideravelmente. Para amenizar esse impacto e impedir que esse problema aumente no futuro, é importante adotar algumas ações para evitar o desperdício deste recurso tão valioso. Por isso, conheça soluções sustentáveis para uso da água e como usar este recurso de forma consciente.

Leia Mais:

>> 5 formas de reduzir a produção de lixo em sua casa
>> Desmistificando o assustador mundo das PANCs

1.  Reutilização da água

A água de reúso usada em residências, fábricas, indústrias ou na agricultura pode ser direto, onde o uso é planejado e a água é devidamente tratada, ou indireto, neste caso, o homem reutiliza e libera a água de volta aos corpos hídricos e pode ser ou não tratada previamente.

Dependendo da qualidade e quantidade de água utilizada, á água residuária pode ter diversas formas de uso, entre as principais estão:

  • Industrial: neste caso, pode ser utilizada para gerar energia, refrigeração, água de processamento e de caldeiras;
  • Urbano: a água de reúso pode ser reutilizada nas cidades para combater incêndios, lavagem de vias e veículos, entre outros;
  • Consumo humano: após passar por um tratamento específico, a água pode se tornar potável e ser utilizada para o consumo humano;
  • Irrigação na agricultura e paisagística: além de ser utilizada para irrigar plantações, a água de reúso pode servir para regar parques, cemitérios, gramados residenciais e campos esportivos.

2.  Armazenamento de água da chuva

Outra solução sustentável é armazenar a água da chuva, porém é necessário fazer de forma correta para evitar a contaminação e a proliferação de vetores de doenças. Uma boa alternativa é o uso de cisternas para armazená-la. A água proveniente da chuva não é considerada potável sendo possível utilizá-la em tarefas domésticas.

Isso contribui para reduzir a demanda de água fornecida pelas companhias de saneamento e, consequentemente, a redução dos custos com água potável.

3.  Dessalinização

A dessalinização consiste em remover os sais da água do mar ou águas salobras para torná-la potável. No entanto, esse processo tem alto custo e, além de consumir muita energia, existe o risco de contaminação ambiental devido aos combustíveis fósseis e a salmoura tóxica produzida no processo de dessalinização.

Apesar de ser uma solução sustentável, é importante levar em consideração os impactos que a dessalinização pode gerar. Porém, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para minimizar esses problemas.

4.  Despoluição da água

A despoluição da água é outra solução sustentável para poupar esse recurso natural. O processo descontamina as fontes de água para torná-la potável e viável para consumo.

No caso da despoluição de rios ou lagos, são primeiramente eliminados as fontes de poluição e, posteriormente, são aplicados métodos que eliminam os resíduos e poluentes.

O rio Thames, localizado no Reino Unido, é um ótimo exemplo de despoluição. O rio levou cerca de 100 anos para ser despoluído e neste processo, foram implantados estações de tratamentos de esgoto.

5.  Uso da água de forma consciente em casa

Existem ações que podem ajudar no uso consciente da água e evitar o desperdício desse recurso natural. Confira a seguir, algumas dessas ações que você pode fazer em casa:

  • Mantenha a torneira fechada enquanto escovar os dentes, lavar as mãos e fazer a barba, pois mantê-la aberta pode gerar um gasto aproximado de 13,5 litros de água a cada 2 minutos;
  • Reduza o tempo de banho e, enquanto estiver ensaboando o corpo, feche o registro. Dessa forma, é possível gerar uma economia de até 30 mil litros de água por ano;
  • Evite instalar duchas de alta pressão, pois ao utilizá-las um banho de 10 minutos pode chegar a gastar cerca de 300 litros de água;
  • Antes de lavar o quintal, calçada ou áreas comuns, varra toda a sujeira e jogue no lixo. O uso de mangueira por 15 minutos pode gastar 280 litros de água;
  • Reutilize a água da máquina de lavar para limpar o quintal, corredores, escadas e calçadas. Isso ajuda a minimizar o consumo de água;
  • Use cisternas para captar e armazenar a água da chuva, assim você pode utilizá-la para regar as plantas, e até usá-la para limpar o quintal e outras áreas.

Devido ao aumento populacional, desenvolvimento econômico e aumento de atividades produtivas, a demanda por uso de água tem aumentado consideravelmente em escala global. Por isso, é essencial que haja um conjunto de soluções sustentáveis para o uso da água e ações para garantir o abastecimento desse recurso natural no futuro.

(Visited 651 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *