O QUE SÃO PANCs

As PANCs são plantas Alimentícias não convencionais, aquelas que podem ser consumidas mas por algum motivo não são. Estranhamente existem medos urbanos a respeito delas mas, a ideia da alimentação valorizando as PANCs é um resgate de um conhecimento milenar de plantas que foram abandonadas.

(Imagem retirada do site Conexão Planeta)

Por mais diferente que pareça, encontrar PANCs por aí é muito provável, atualmente existem mais de 350 espécies catalogadas. Um fato curioso sobre as PANCs é que elas variam dependendo da região, porque temos uma infinidade de costumes e hábitos pelo Brasil que nos garante um infinidade incrível de PANCs.

IMPORTÂNCIA DAS PANCs

As PANCs oferecem opções para todas as épocas do ano, sendo importantes para a manutenção do ecossistema, pois aproveitam áreas improdutivas pela degradação da agricultura. 

CUIDADO!

Mesmo em grande quantidade não é tão fácil reconhecer uma PANC. É muito importante pesquisar em materiais de confiança os nomes científicos das plantas e, em caso de dúvida, o melhor é não consumir e consultar um especialista. Além disso, é importante se informar sobre quais partes podem ser consumidas, por mais que seja uma PANC, não significa que ela é 100% comestível. 

(Imagem retirada do site Senac)
(Visited 459 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *