A sustentabilidade é uma tendência nos dias de hoje, mas você já parou para pensar em como as suas atitudes do dia-a-dia impactam o planeta? Pode parecer bobagem de primeira, mas são as pequenas mudanças de hábitos individuais que irão fazer diferença. 

A questão é: por onde começar? É por isso que preparamos dicas para você começar uma relação mais amigável com o planeta, iniciando pela sua cozinha!

COMO TER UMA COZINHA SUSTENTÁVEL

  • Aproveite tudo
(Imagem retirada de HFBrasil)

As partes dos alimentos que normalmente são descartadas podem ser mais nutritivas do que as partes consumidas. Ramas, talos e cascas podem ser aproveitadas para uma infinidade de receitas!

As cascas de manga podem ser utilizadas para um suco incrível e a rama da cenoura pode virar um molho pesto! Se estiver sem muita ideia do que fazer, você ainda pode juntar cascas, talos e folhas de legumes e verduras para fazer um caldo de legumes!

  • Suporte o comércio local 
(Imagem retirada do site acileme)

Além de reduzir a distância entre você e o produtor, o comércio local também tem vários benefícios sociais como fomentar a produção local, criar microsistemas locais e estimular a aproximação.

  • Guarde os alimentos em recipientes de vidro ou esmaltado
(Imagem retirada do pixabay)

Evite utilizar recipientes de plástico, pois além de ser ambientalmente questionável, pode propiciar a contaminação dos alimentos.

  • Não jogue óleo de cozinha na pia
(Imagem retirada do site poa24horas)

Além de contaminar o solo, a água e o ar, o descarte incorreto do óleo de cozinha, é prejudicial a muitos animais e ao ser humano. Existem muitas formas de descartá-lo sem causar prejuízos, o óleo pode ser reutilizado para a produção de sabão, detergente, ração para animais e até mesmo biodisel. 

  • Orgânico importa
(Imagem retirada do site thiagoorganico)

Muito além do sabor, aroma e cor, alimentos orgânicos são o pilar de uma relação mais justa e sustentável entre produtor e consumidor.

(Visited 123 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *