No ano de 2010, os agricultores orgânicos de Capanema, localizada no estado do Paraná, tiveram suas plantações de soja orgânica ameaçados.

Eles aboliram o uso de pesticidas nos anos 80, pois observaram que algumas pessoas ficavam doentes após a utilização destes em suas lavouras. Porém, em 2008, suas plantações foram contaminadas por Endosulfan, mesmo eles nunca tendo usado este pesticida, e sua classificação como orgânica estava sendo questionada.

O problema é que este pesticida era muito usado na região sul, e quando aplicado ele evapora e se espalha pelo ambiente, contaminando rios, lagos e as plantações orgânicas da região.

Grandes áreas de cultura orgânica foram contaminadas por Endosulfan, comprometendo o negócio de orgânicos em Capanema. Veja a figura abaixo para entender o processo.

Os agricultores então, pediram o banimento do Endosulfan para continuarem suas plantações sem ameaças. A Gebana colaborou com a divulgação de uma petição para este banimento e em 31 de julho de 2013, foi proibido o uso desse pesticida no Brasil.

Você pode conferir essa história completa em http://www.chega.org/pt/os-fatos/

(Visited 137 times, 1 visits today)

1 Comentário

  1. Luiz Prado 8 de setembro de 2021 at 11:35

    Conheci a Gebana hoje numa pesquisa por farinha de boa qualidade. Também estou fazendo um curso de agricultura orgânica e iniciando prantio.
    Estou impressionado com a qualidade e alto nível das informações do site como um todo.
    Já comprei 50kg de farinha.
    Parabéns.
    Luiz Prado

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *