A embalagem da folha de bananeira vem do supermercado Rimping em Chiangmai, na Tailândia.
O uso de folhas de bananeira em vez de plástico para embalar vegetais é uma ótima maneira de reduzir o uso de plástico. Embora pareça que eles usam algum plástico para colar o rótulo, esse método reduz significativamente a quantidade de plástico necessária. Eles são simplesmente embrulhados em uma folha de bananeira e presos usando um pedaço flexível de bambu. As folhas de bananeira são uma ótima alternativa ao plástico, pois a folha é grande, grossa e flexível o suficiente para ser dobrada.
Uma coisa a considerar é o custo relativo do plástico versus folhas de bananeira. Em locais tropicais, as folhas de bananeira estão prontamente disponíveis localmente e podem ser adquiridas gratuitamente dependendo da quantidade necessária. Em locais mais temperados, o uso de folhas de bananeira pode ser significativamente mais caro que o plástico. No entanto, o uso de produtos biodegradáveis locais pode ser uma boa alternativa em locais onde as bananas não crescem.
O uso de folhas de bananeira para embrulhar alimentos tem uma longa história. Em algumas regiões tropicais do México, tamales são envoltos em folhas de bananeira. Os havaianos usam folhas de bananeira durante os assados de porco para proteger o porco das rochas de lava quente. Eles também são usados para embrulhar arroz doce no sudeste da Ásia.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que até 2050 haverá 12 bilhões de toneladas de plástico em aterros sanitários, meio ambiente e oceanos. Destes resíduos, pontas de cigarro, garrafas plásticas de bebidas, embalagens de alimentos e sacolas plásticas são os maiores contribuidores.
Pingback: ABANDONE AS SACOLAS PLÁSTICAS – Blog GEBANA