A Gebana surgiu no começo dos anos 70, dentro de um grupo de mulheres que questionaram publicamente as estruturas de exportação tradicionais e exploradoras do comércio de bananas.


Elas perceberam que o preço da banana produzida na América do Sul e vendida na Suíça estava menor do que, por exemplo, as maçãs produzidas e vendidas apenas na Suíça, concluindo então a existência de uma exploração por trás desse comércio.

Decidiram comprar as bananas no mercado e vender por um preço mais alto nas ruas. Se posicionaram como as pioneiras do comércio justo na Suíça, lutando por quem produz. Na época, elas ficaram conhecidas como as “Mulheres Banana”.

Ursula Brunner recebe o Women’s Business Award 2014 da Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerne.

Assista este documentário realizado pela TV suíça na década de 70, onde mostra um pouco mais do dia a dia das mulheres GEBANA.

Até os dias de hoje, o modo de pensamento das Mulheres Banana é o mais importante pilar para as ações da empresa, junto das reflexões sobre negócios/comércio justos da fundadora da GEBANA, Úrsula Brunner.

(Visited 529 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *