(Imagem retirada do blog: biodiversidadeonline.blogspot.com)

 PRIMEIRAMENTE, PARABÉNS ÀS ÁRVORES!

A primavera chega hoje e junto dela, dois dias atrás, chegou o dia da árvore (23/09 e 21/09). Apesar da terra ser considerada o planeta água, um estudo feito pela Universidade de Yale (EUA) contabilizou no ano de 2015 mais de três trilhões de árvores, ou seja, 420 árvores para cada habitante da Terra.

Dizem que existem três coisas que um ser humano tem que fazer ao longo da vida: escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore, não necessariamente nessa ordem. O que você ta esperando pra contribuir com o meio ambiente? Comemore o dia da árvore plantando uma.

QUE ÁRVORES PLANTAR? 

Para quem mora em cidades, plantar uma árvore se torna muitas vezes algo difícil, mas não precisa ser assim. É importante tomar cuidado com as espécies invasoras, pois é essencial respeitar as espécies nativas de cada região. As árvores a seguir são perfeitas para quem tem o desejo de plantar e ainda contribuem para deixar a primavera ainda mais bonita e colorida.

IPÊ AMARELO

(Imagem retirada do google)

O Ipê amarelo é comum nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e é natural da Mata Atlântica.

IPÊ ROXO

(Imagem retirada do site curtamais.com)

O Ipê Roxo é presente principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste.

CÁSSIA

(Imagem retirada do site modosdeolhar.blogspot.com)

A Cássia está presente em quase todo o território brasileiro, principalmente no Sudeste do Brasil, mas tem sua origem na Mata Pluvial da Encosta Atlântica.

QUARESMEIRA

(Foto retirada do site pixabay.com)

É presente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

PATA DE VACA

(Imagem retirada do Google)

A Pata de Vaca é originada da terra brasileira, mais comum nos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

COMO SURGIU O DIA DA ÁRVORE?

Ta, que elas são importantes a gente já sabe, mas para que um dia exclusivo para celebrar sua existência? Tudo começou em 1872, onde o primeiro dia da árvore foi celebrado nos Estados Unidos, no estado de Nebrasca com uma campanha incentivando a plantação de árvores. No brasil, em 1965, o presidente da época, Castelo Branco, afirmou que ela era essencial para a sobrevivência humana, e por isso precisava ser celebrada. 

Resultado de imagem para árvore com animais
(Imagem retirada do site biólogo.com.br)

O PAPEL DAS ÁRVORES NO MUNDO

As árvores são essenciais para combater o aquecimento global e infelizmente, segundo dados de julho deste ano, são necessárias mais 1.2 trilhão de novas mudas para reverter tal situação, segundo a revista Science. Por outro lado, elas servem de abrigo para animais, fazem sombra, contribuem para manter a umidade do ar, deixar o solo filme e deixar ruas e parques mais alegres e floridos.

Imagem relacionada
(Imagem retirada do site fotonaturaleza.cl)
(Visited 194 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *